David Chipperfield Architects ganhou uma competição internacional para o projeto de um novo campus para a Universidade de Pádua. Desenvolvido em colaboração com a empresa de engenharia Steam, o concurso desafiou os arquitetos a projetarem um novo campus “PiaveFutura” de Ciências Sociais e Econômicas. Entre os escritórios selecionados para a competição estavam Bak Gordon, Barozzi Veiga, Cruz e Ortiz Arquitectos, Foster + Partners e Sauerbruch Hutton.
O concurso requeria a recuperação do antigo quartel de Caserma Piave, aproximadamente 50.000 metros quadrados a sudoeste do centro da cidade, entre as duas muralhas da cidade. O complexo histórico inclui edifícios do antigo convento de Sant'Agostino, que foram utilizados como parte do complexo desde o século XIX.
A visão de Chipperfield propunha a recuperação de edifícios históricos para atividades de ensino, administração e de pesquisa, e a introdução de um novo prédio no centro do campus. O pavilhão de forma elíptica está parcialmente subterrâneo e servirá às funções de sala de estudo, refeitório e espaço para conferências. O conceito arquitetônico vencedor está enraizado na ideia de um prédio que servirá tanto à universidade quanto à cidade como um “condensador social”. A arquitetura histórica de Pádua, incluindo os edifícios Prato della Valle e Jardim Botânico, é, portanto, uma clara fonte de inspiração para o desenho.
Na semana passada, David Chipperfield Architects venceu uma competição para o prédio do Fundo de Pensões da Bavária em Munique com um conjunto de torres.